Orbis Opportunity: estágio proporciona experiência profissional de alta qualidade

Estudante é acompanhado durante todo o estágio por um engenheiro clínico especialista que orienta sua atuação.

A Orbis Engenharia Clínica abre as portas para estudantes de engenharia (elétrica, civil, biomédica, mecânica e mecatrônica) em uma das melhores experiências na área de gestão de tecnologia da saúde. Com o Orbis Opportunity, 288 estagiários já adquiriram experiência e puderam sonhar alto em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Durante o programa de estágio, estudantes de instituições como SENAI, UNIP, PUC, UNIEVANGÉLICA, UFG, UEG e IFG têm participação direta da rotina das unidades hospitalares dentro de todos os processos que envolvem a atuação da equipe de engenharia clínica.

Segundo o diretor executivo da Orbis, Ricardo Maranhão, que também é professor universitário, apoiar estudantes é um meio de fortalecer a engenharia clínica no país. “No estágio, o estudante é acompanhado por um engenheiro clínico especialista que orienta sua atuação pelo período de seis meses a dois anos. No fim da experiência, é emitido um certificado atestando a experiência adquirida e carga horária cumprida”, ressalta.

Professor e orientador de estágio na PUC Goiás, Fábio Manoel Sá Simões explica que os alunos do curso de Engenharia da instituição são incentivados a estabelecer contato com o mercado de trabalho durante toda a graduação. O conhecimento do ambiente de trabalho, de hierarquias e procedimentos são pontos essenciais aprendidos durante a experiência e complementam a formação teórica do estudante. “No final do semestre, os estudantes fazem apresentações e falam sobre a empresa. É uma experiência muito boa”, relata o orientador.

Fabio Manoel Sá Simões, que também é diretor da Escola de Engenharia da PUC Goiás, conta que sempre busca fazer parcerias com empresas e a Orbis é uma delas. “Nos orgulha muito atender essa demanda  com nossos alunos nesse programa de estágio muito bem organizado”, afirma. “Hoje a empresa é uma das principais parceiras da nossa escola”, acrescenta.

Segundo o engenheiro Gerson Rodrigues, o estágio foi uma oportunidade de crescimento profissional. Em 2017, ele ingressou na empresa como estagiário. “Fiquei um ano como estagiário, depois fui para auxiliar, depois auxiliar técnico e no final de 2019 surgiu uma oportunidade de atuar como engenheiro”, relata sobre a trajetória na Orbis.

A Pollyana Rodrigues faz parte do atual quadro de estagiários da empresa. Ela cursa Engenharia Civil na PUC Goiás e conheceu a Orbis por meio de outros alunos que eram estagiários na empresa. Segundo a estudante, a gestão hospitalar chamou sua atenção.  “Eu me candidatei à vaga de estágio no programa Orbis Opportunity em novembro de 2019, e desde então vem sendo uma grande oportunidade de aprendizagem. Atualmente faço parte da área de Metrologia”, conta.

Para Pollyana, a experiência obtida no estágio proporciona uma visão mais ampla e clara dos conteúdos adquiridos durante o curso. “É mais fácil entender o mercado de trabalho quando se está frente a frente com as situações reais e cotidianas da profissão que exigem uma demonstração do conhecimento adquirido ao longo da graduação”, aponta.

A estudante considera que a experiência fará diferença na formação profissional. “O meu estágio tem sido muito importante, tenho desenvolvido cada vez mais habilidades e competências que um profissional precisa ter, especialmente na área da engenharia clínica”, ressalta.