Orbis conquista a Certificação ISO 9001:2015

 

O certificado reforça o compromisso da empresa com a excelência no setor da saúde.

A certificação, reconhecida internacionalmente, destaca a capacidade da empresa em atender aos mais altos padrões de gestão de qualidade. “Essa conquista reforça o nosso compromisso com a qualidade, além de fortalecer nossa posição de excelência no mercado, comemora Ricardo Maranhão, diretor executivo da empresa.

A certificação é resultado de uma avaliação minuciosa conduzida por auditores da ABNT, que analisaram todos os processos da empresa “Os critérios rigorosos de aprovação para a certificação destacam o foco da Orbis no atendimento aos requisitos estabelecidos pela norma”, comenta Alessandra Maranhão, diretora administrativa da empresa.

Dentro dos critérios estabelecidos para conquistar a certificação ISO 9001:2015, a organização precisou fornecer evidências documentadas de seu sistema de gestão da qualidade, incluindo procedimentos, registros e documentos que demostrem a implementação e a eficácia do sistema. Além disso, a auditoria leva em conta pontos como contexto da organização, liderança, planejamento, apoio, operação, avaliação de desempenho e melhoria contínua. “Obter a certificação ISO 9001 significa que a empresa está comprometida com a qualidade, a melhoria contínua e atende a padrões internacionais de gestão de qualidade, o que pode resultar em maior credibilidade, confiança do cliente, eficiência operacional e acesso a oportunidades de negócios”, destacou Eni Nascimento, da Acreditare, consultora de Qualidade da Orbis.

Segundo Maria Clara Villac, Consultora ISO da Ambiente Consultoria, que acompanhou a Orbis no processo de certificação, a auditoria bem-sucedida resultou na certificação ISO 9001:2015 demonstrando que a empresa possui um sistema de gestão da qualidade eficaz e está comprometida com a melhoria contínua. “A certificação ISO é um reconhecimento internacional que atesta que uma empresa atende a padrões específicos de qualidade, eficiência e segurança em seus processos e operações. Passar por uma auditoria para obter a certificação ISO pode representar vários benefícios para uma empresa, sendo alguns deles padrões internacionais reconhecidos, eficiência operacional, confiança do cliente e melhoria contínua”, explicou.

A obtenção e manutenção da certificação ISO exigem um comprometimento contínuo com a conformidade e a melhoria. As empresas passam por auditorias regulares para garantir a aderência contínua aos padrões estabelecidos.

Qualidade reconhecida: Orbis celebra manutenção do selo de qualificação ONA

 

A Orbis Engenharia Clínica e Hospitalar celebra em 2023 mais uma conquista para a empresa. Trata-se da manutenção do selo de qualificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Segundo o diretor executivo da instituição, Ricardo Maranhão, a conquista é a certeza de que a Orbis se consolidou como empresa referência no ramo da engenharia clínica no país, sendo a primeira do setor a conquistar o selo ONA, em 2020, e também o feito inédito da recertificação, em 2022, e, agora, a manutenção do selo. “O selo ONA atesta a qualidade da nossa gestão dos equipamentos médicos, elevando o nível dos serviços de engenharia clínica no país”, comemora.
A avaliação que resultou na confirmação da manutenção foi realizada em setembro deste ano, por meio do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), Instituição Acreditadora Credenciada, representada por uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA. “Somos a primeira empresa de engenharia clínica com selo ONA no Brasil e vamos continuar honrando este título com muito orgulho”, garante a diretora administrativa da Orbis, Alessandra Maranhão.

Todo o processo de certificação da Orbis está relacionado a visão da empresa, que é a de ser a melhor empresa do país na atuação em engenharia clínica e hospitalar com qualidade reconhecida. Segundo a direção da Orbis, esse reconhecimento é um diferencial em termos de qualificação no Brasil. “Ter esse selo demonstra o cuidado com os processos e estimula o compromisso com a melhoria continua da empresa”, afirma Eni Nascimento, assessora de gestão da qualidade.

Entre os diversos requisitos da engenharia clínica avaliados para a conquista do selo e para sua manutenção estão aqueles diretamente relacionados com o Plano de Gerenciamento de Tecnologias em Saúde (PGTS) e que compõem o ciclo do equipamento dentro de uma instituição de saúde: inventário de equipamentos, recebimento dos equipamentos, instalação dos equipamentos, priorização dos serviços por criticidade, plano de manutenções, calibração e qualificação, histórico do parque tecnológico, plano de contingência, planejamento para incorporação de novas tecnologias, programa de educação continuada, tecnovigilância e segurança do paciente, critérios de obsolescência e descarte seguro de equipamentos, indicadores de gestão, entre vários outros.

Além de avaliar os critérios de segurança na operacionalização dos processos técnicos, a certificação também faz avaliações sobre a eficiência da gestão e dos processos de apoio. “O que confere ainda uma maior credibilidade para a empresa”, pondera Eni Nascimento.

Dr. Péricles Cruz, Superintendente Técnico da ONA, explica que a conquista do Selo é uma prova concreta que a instituição segue rigorosos padrões que a metodologia exige. “No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 800 requisitos são verificados antes da homologação da acreditação”. Finaliza

Orbis na mídia!

 

A Agência Pará publicou matéria destacando nossa gestão do parque tecnológico do Hospital Regional do Baixo Amazonas, que é realizada pela nossa equipe. Estamos muito orgulhosos de fazer parte desse projeto tão importante para a saúde na região e continuaremos trabalhando com todo empenho para garantir o melhor funcionamento do parque tecnológico da unidade.

 

Confira a matéria no link abaixo:

https://www.agenciapara.com.br/noticia/44370/hospital-do-baixo-amazonas-tem-parque-tecnologico-com-mais-de-3-mil-equipamentos

Orbis Conecta reúne representantes de 40 hospitais de Goiânia

 

 

O Orbis Conecta foi um sucesso! Participaram representantes de pelos menos 40 hospitais de Goiânia, com grande interesse no tema proposto “Segurança do Paciente e a Interface com a Engenharia Clinica”. Esse é um assunto presente em todas as nossas ações, por isso compartilhamos informações valiosas durante o evento e pudemos discutir questões importantes sobre o tema.

Agradecemos imensamente aos patrocinadores que acreditaram no nosso projeto, ao presidente da Sobrasp, Victor Grabois, aos profissionais da mesa rredonda e aos participantes que dedicaram seu tempo e energia para estar conosco nesse encontro.

Vamos seguir juntos promovendo mais segurança ao paciente.

Orbis Conecta reúne nomes de expressão da área da saúde e debate olhar sobre segurança do paciente

 

Evento contou com palestra do presidente da Sobrasp e mesa redonda sobre “A Engenharia Clínica nas Instituições de Saúde”

A primeira edição do Orbis Conecta, realizada no auditório do Ipog, em Goiânia, reuniu grandes nomes de expressão da área da saúde para debater a Segurança do Paciente nas instituições de saúde. O evento, organizado pela Orbis Engenharia Clínica e Hospitalar, também fez parte das ações em comemoração aos 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que neste ano teve como tema. “Compartilhar os avanços para acelerar a mudança”. Segundo o presidente da Orbis, Ricardo Maranhão, a primeira edição do Orbis Conecta cumpriu com sua missão, que, segundo ele, era a de “trazer conhecimento, compartilhar experiências e promover o debate”.

A palestra de abertura ficou por conta do presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), Victor Grabois. Com tema “Segurança do Paciente e a Interface com a Engenharia Clínica”, Victor falou dos avanços nesses 10 anos de criação do PNSP e também dos desafios do setor para fortalecer a segurança do paciente. Um dos avanços foi a criação dos núcleos de segurança do paciente. “Hoje, contamos com mais de 6.5 mil núcleos distribuídos Brasil afora”, destacou o presidente da Sobrasp, ao frisar que a discussão sobre segurança tem sido mais presente na agenda dos gestores.

Segundo Victor Grabois, um dos desafios das instituições é não contar com estruturas que garantam a execução dos procedimentos necessários. Ele explicou que no Brasil “metade de seus hospitais conta com menos de 100 leitos”. “O desafio é conseguir dar um suporte maior às instituições. Isso vale para o público e privado”, explicou.

Victor também chamou atenção para a culpabilização dos indivíduos em ocorrências de eventos adversos. “Ao invés de culpabilizar os indivíduos, é preciso tentar entender quais são as da instituição, e por qual motivo os erros aconteceram”, ponderou. Ele ainda garantiu que a engenharia clínica “é fundamental nesse processo, pois as tecnologias médicas são importantes mesmo na atenção primária, e mais ainda nos hospitais”.

Mesa redonda
Com o tema “A engenharia clínica nas instituições de saúde”, o evento também contou com uma mesa redonda. Com mediação da sócia-fundadora da Acreditare Consultoria, Eni Nascimento, também participaram da discussão: o coordenador de Engenharia e Manutenção do Hospital Israelita Albert Einstein, Alex Cordeiro Lins, a sócia-fundadora da Aprimore, Thaísa Cristina Afonso, e da avaliadora do Ibes, Elisângela Campos.

A mediadora, Eni Nascimento, também ponderou sobre o fato de compreender a importância de repensar a prática de “buscar os culpados” para os eventos adversos e chamou atenção para repensar sobre o uso da tecnologia. “O erro é humano, mas precisamos ter compromisso com a vida do outro”.

Ao ser questionado sobre o uso das tecnologias nas instituições, Alex Cordeiro Lins afirmou que elas vêm para ajudar, mas que é preciso pensar no foco. “Vejo que o uso da tecnologia avançou muito. Muitas interfaces e modalidades, mas o uso da tecnologia deve ser racional. Quantos recursos temos nos celulares e quantos usamos?”, comparou.

Victor Grabois complementou a fala do coordenador de Engenharia e Manutenção do Hospital Israelita Albert Einstein. “Se as pessoas não sabem exatamente para o que aquilo serve, já está em uma situação de risco”, disse. “As pessoas precisam estar habilitadas para manusear os equipamentos. Não basta só comprar. Além do que, entre a máquina e a cadeira tem um ser humano”, ressaltou.

Thaísa Cristina Afonso também falou da importância das boas práticas e fez reflexões sobre a real necessidade de determinados equipamentos. Já Elisângela Campos destacou que é preciso pensar no processo desde a aquisição. “Aproveitar do profissional que atua na unidade (engenheiro clínico) para contribuir para uma aquisição mais segura”, aconselhou.

A Orbis Engenharia Clínica passa a ser Orbis Engenharia Clínica e Hospitalar

 

Com ampliação de serviços, a área hospitalar agora também faz parte da nossa marca.

Com sete anos de existência, a Orbis passou por diversos momentos, inclusive o enfrentamento da pandemia e uma grande expansão pelo País. Toda essa experiência levou a algumas mudanças e a ampliação dos serviços, que hoje são executados em unidades hospitalares de todo o Brasil.

Na área de engenharia clínica, a Orbis continua fazendo a gestão se tecnologia em saúde com inventário técnico, manutenções preventivas e corretivas, registros históricos do parque tecnológico, implantação e gestão de software de gerenciamento.

O que de fato mudou é que a empresa passou a atuar na engenharia hospitalar, a área responsável por cuidar de toda a estrutura física dos hospitais. Por isso, nada mais natural do que incluir essa especialidade em seu nome.

Hoje, a Orbis atua também na realização de projetos do plano diretor hospitalar, manutenção da infraestrutura, reformas e ampliações, diagnóstico situacional da infraestrutura hospitalar, assessoria continuada em engenharia hospitalar e plano de gerenciamento de equipamentos de infraestrutura.

Tudo isso seguindo rigorosos parâmetros no atendimento, treinando profissionais para oferecer um serviço cada vez mais eficaz e humanizado. Afinal, em suas áreas de atuação, a qualidade continua sendo um ponto chave nas entregas da Orbis. Prova de que este é um processo contínuo é ter sido a primeira empresa de engenharia clinica a ter conquistado o selo ONA no Brasil.

Um pouco mais sobre a empresa

> Mais de 180 clientes já atendidos.
> 300 colaboradores em todo o Brasil.
> Equipe com mais de 40 engenheiros das mais diversas áreas e técnicos altamente capacitados.

O que os hospitais ganham contratando a Orbis?

Além de oferecer mais qualidade e segurança para os pacientes, a Orbis Engenharia Clínica e Hospitalar oferece todo o suporte na gestão da tecnologia, com especialistas em diversas áreas e plantonistas sempre à disposição.

Um dos papeis da empresa é também ajudar a decentralizar a gestão, fazendo com que a administração do hospital ganhe tempo com outras questões, como gestão financeira, de pessoas e de insumos. O que gera economia e qualidade para a unidade de saúde.

Como faço para conhecer a Orbis Engenharia Clinica e Hospitalar?

É só ligar no (62) 3095-1094 e falar com os nossos atendentes. Nossa sede fica em Goiânia, na Rua T-30, 2035, no Setor Bueno. Mas já estamos presentes em vários estados e no Distrito Federal e atendemos todo o Brasil.

Orbis Conecta promove palestra com o tema “Segurança do Paciente e a Interface com a Engenharia Clínica”

 

Evento será realizado no Auditório do Ipog, em Goiânia, e contará com a participação do presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp).

Outros grandes nomes da área da saúde também vão se reunir em uma mesa redonda sobre “A Engenharia Clínica nas Instituições de Saúde”.

O evento Orbis Conecta celebra os 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente com a palestra “Segurança do Paciente e a Interface com a Engenharia Clínica”, com o presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), Victor Grabois, e uma mesa redonda sobre “A Engenharia Clínica nas Instituições de Saúde”, com grandes nomes da área da saúde. Além disso, o encontro vai reunir representantes de pelo menos 40 unidades hospitalares, gestores e profissionais ligados à área de qualidade.

O objetivo é refletir e fortalecer as ações relacionadas à Segurança do Paciente envolvendo o uso de equipamentos médico-hospitalares. Em 2023, o tema da campanha em comemoração aos 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente é “Compartilhar os avanços para acelerar a mudança” com o propósito de estimular os trabalhadores da saúde a compartilharem experiências exitosas acerca da Segurança do Paciente.

Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin) e diretor da Orbis Engenharia, Ricardo Maranhão ressalta que a comemoração dos 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente também abre espaço para discutir os avanços diante do tema. “É uma oportunidade para compartilharmos experiências na área da saúde, com foco nos setores da engenharia clínica e da qualidade para que possamos avançar nas estratégias para promover a segurança do paciente”.

 

Mesa redonda
Com mediação da sócia-fundadora da Acreditare Consultoria, Eni nascimento, também participam da mesa redonda, o coordenador de Engenharia e Manutenção do Hospital Israelita Albert Einstein, Alex Cordeiro Lins, a sócia-fundadora da Aprimore, Thaísa Cristina Afonso, e a diretora da Ackuss Consultoria, Andréia Kuss.

 

Convidados

Palestra com presidente da Sobrasp – Victor Grabois

Mesa redonda com tema “A engenharia clínica nas instituições de saúde”:

Coordenador de Engenharia e Manutenção do Hospital Israelita Albert Einstein (Unidade Goiânia), Alex Cordeiro Lins;

Sócia-fundadora da Aprimore – Thaísa Cristina Afonso;

Diretora da Ackuss Consultoria – Andréia Kuss;

Sócia-fundadora da Acreditare Consultoria – Eni nascimento (mediadora).

 

Serviço
Assunto: Orbis Conecta
Data: 27/04 (quinta-feira)
Local: Auditório do Ipog, na Rua T-55, Setor Bueno, Goiânia
Horário: das 13h30 às 17h30.
Informações: (62) 9 9965-5366

Orbis Engenharia Clínica conquista recertificação do selo de qualificação da ONA

 

Empresa foi pioneira na obtenção da certificação e agora se torna a primeira na área a ser requalificada

 

A Orbis Engenharia Clínica conquistou um feito inédito para empresas do setor. Após dois anos da conquista do selo de qualificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a empresa passou por nova auditoria e foi recertificada pela entidade. O diretor executivo da Orbis, Ricardo Maranhão, comemora a conquista. Segundo ele, com a recertificação do Selo de Qualificação ONA de Engenharia Clínica, a Orbis avança mais um passo no que se refere a prestação de serviços de qualidade e que geram impacto direto na segurança do paciente.

 

“Entendemos que a empresa com o selo ONA representa um diferencial no mercado, além de demonstrar a entrega de serviços qualificados e com reconhecimento de qualidade”, afirma Ricardo Maranhão. “A Orbis foi a primeira empresa a obter esse selo e agora é a primeira empresa no mercado brasileiro a ser recertificação dois anos depois. Isso demostra o compromisso da empresa na busca da qualidade dos serviços em prol da segurança do paciente”, acrescenta o executivo.

 

A primeira certificação com o Selo ONA para a Orbis foi feita em 2020. Para isso, a empresa passou por uma rigorosa avaliação do Grupo IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, Instituição Acreditadora Credenciada, representada por uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA. Leandro Romani, diretor do Grupo IBES, ressalta que o pioneirismo da Orbis ao somar essas conquistas evidencia a prática da melhoria contínua e o empenho em gerar mais valor aos seus clientes. “A Engenharia Clínica tem ocupado uma relevância cada vez maior na Saúde, tanto pelo papel estratégico para a aquisição e gestão de tecnologias médicas, como também para garantir a segurança dos pacientes e profissionais”, afirma.

 

Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz garante que conquistar o Selo é uma prova concreta que a instituição segue rigorosos padrões que a metodologia exige. “No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 800 requisitos são verificados antes da homologação da acreditação”, explica.

 

A diretora administrativa da Orbis, Alessandra Maranhão, lembra, que para conquistar a recertificação, os auditores avaliaram todos os mais de 800 requisitos novamente. Segundo ela, o objetivo é buscar evidências de conformidade com os padrões estabelecidos para as diversas áreas da empresa. “A certificação é o reconhecimento de que a empresa atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Além de demostrar que estamos em constante avanços dos nossos processos de qualidade”, disse.

 

Todos os critérios estabelecidos para ter o reconhecimento estão no Manual de Certificação de Serviços para a Saúde da ONA. Ricardo Maranhão considera que conquistar a recertificação é a consolidação do cuidado que a Orbis tem com os processos internos e agilidade nas ações. “A busca contínua por processos de qualidade cada vez mais rígidos e criteriosos reflete diretamente nos serviços que entregamos aos nossos clientes”, afirma.

Entenda etapas importantes da gestão na engenharia clínica

Crédito: Rirley Wildisney. Engenheiro clínico, Pablo Patriota

O trabalho da engenharia clínica está diretamente ligado ao constante monitoramento do parque tecnológico das unidades de saúde. Quando se tem equipamentos funcionando de forma adequada, os efeitos são sentidos por todos, desde médicos, passando pelos técnicos, até os pacientes.

Para que haja qualidade no processo, a gestão deve funcionar corretamente em todas as suas etapas. Conheça um pouco mais sobre essa atuação da engenharia clínica na gestão de equipamentos médico-hospitalares e laboratoriais das unidades de saúde.

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