Orbis participa de projeto do Senai para recuperar ventiladores pulmonares

Foto: Cristiano Borges

Goiânia, 11 de maio de 2020.

 

Em ação voluntária, Orbis Engenharia Clínica participa de projeto do Senai para recuperar ventiladores pulmonares

Iniciativa tem apoio da ABEClin, Ministério da Saúde, Ministério da Economia, Ufg e outra instituições

 

A Orbis Engenharia Clínica está participando da Iniciativa + Manutenção de Respiradores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que busca recuperar ventiladores pulmonares em desuso em todo o país. Em Goiás, onde a empresa tem sede, mais de cem equipamentos já foram coletados pela Escola Senai Vila Canaã, em Goiânia, e encaminhados para manutenção, calibração e teste de segurança elétrica.

 

Nesta segunda, 11/05, dez destes ventiladores foram entregues na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da UFG ao governo do Estado para serem utilizados no atendimento aos pacientes da covid-19.

 

Ricardo Maranhão, diretor geral da Orbis e vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin), estava presente e explicou que a participação de engenheiros clínicos voluntários é fundamental na ação neste momento. “Ao ser recebido, o aparelho tem as falhas identificadas e vai para o conserto, ele só é liberado após a calibração”. Segundo Maranhão, o ventilador recebe um laudo técnico assinado por engenheiro clinico conforme exigência da Anvisa e só então é liberado.

 

Na entrega dos ventiladores, o professor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da UFG, Rodrigo Pinto Lemos, falou da ação em apoio aos hospitais durante a pandemia. “Essa é uma forma econômica e rápida de ajudar a população neste momento”.

 

O atendimento aos requisitos dos equipamentos recuperados é uma das preocupações do diretor do Senai Vila Canaã, Claiton Cândido Vieira, que falou sobre a importância do projeto. “Um ventilador é usado em média 15 dias por cada paciente da covid-19, pretendemos salvar pelo menos dez vidas com cada respirador durante a pandemia”.

 

Representando o Estado, o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, informou que os ventiladores vão para o HCamp (Hospital de Campanha). “A recuperação destes ventiladores é fundamental no enfrentamento ao novo coronavírus, é um reforço para as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) das unidades hospitalares”.