Em ação voluntária, Orbis Engenharia Clínica participa de projeto do Senai para recuperar ventiladores pulmonares
Iniciativa tem apoio da ABEClin, Ministério da Saúde, Ministério da Economia, Ufg e outra instituições
A Orbis Engenharia Clínica está participando da Iniciativa + Manutenção de Respiradores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que busca recuperar ventiladores pulmonares em desuso em todo o país. Em Goiás, onde a empresa tem sede, mais de cem equipamentos já foram coletados pela Escola Senai Vila Canaã, em Goiânia, e encaminhados para manutenção, calibração e teste de segurança elétrica.
Nesta segunda, 11/05, dez destes ventiladores foram entregues na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da UFG ao governo do Estado para serem utilizados no atendimento aos pacientes da covid-19.
Ricardo Maranhão, diretor geral da Orbis e vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin), estava presente e explicou que a participação de engenheiros clínicos voluntários é fundamental na ação neste momento. “Ao ser recebido, o aparelho tem as falhas identificadas e vai para o conserto, ele só é liberado após a calibração”. Segundo Maranhão, o ventilador recebe um laudo técnico assinado por engenheiro clinico conforme exigência da Anvisa e só então é liberado.
Na entrega dos ventiladores, o professor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da UFG, Rodrigo Pinto Lemos, falou da ação em apoio aos hospitais durante a pandemia. “Essa é uma forma econômica e rápida de ajudar a população neste momento”.
O atendimento aos requisitos dos equipamentos recuperados é uma das preocupações do diretor do Senai Vila Canaã, Claiton Cândido Vieira, que falou sobre a importância do projeto. “Um ventilador é usado em média 15 dias por cada paciente da covid-19, pretendemos salvar pelo menos dez vidas com cada respirador durante a pandemia”.
Representando o Estado, o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, informou que os ventiladores vão para o HCamp (Hospital de Campanha). “A recuperação destes ventiladores é fundamental no enfrentamento ao novo coronavírus, é um reforço para as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) das unidades hospitalares”.
Foto: Cristiano Borges
Goiânia, 11 de maio de 2020.