Orbis comemora marca de 100 ventiladores pulmonares recuperados na Iniciativa + Manutenção de Respiradores

No Estado, a ação é liderada pelo Senai Goiás

 

Ao lado do Senai Goiás, a Orbis Engenharia Clínica comemorou nesta segunda-feira (26/10), durante solenidade na Escola Senai Vila Canaã, em Goiânia, a marca de 100 ventiladores pulmonares recuperados e devolvidos a hospitais em nove municípios do Estado por meio da Iniciativa + Manutenção de Respiradores. Coordenada pelo Senai Nacional, a rede de apoio da iniciativa começou a operar no dia 30 de março, no início da pandemia, e já consertou gratuitamente mais de 2 mil ventiladores pulmonares, que foram devolvidos a instituições de saúde em 24 Estados e no Distrito Federal.

 

Ricardo Maranhão, diretor da Orbis e vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABECLin), destacou a importância da união entre os diversos setores da sociedade para o enfretamento da pandemia. “A Orbis sempre esteve a disposição para ser voluntária para apoiar qualquer movimento que fosse em prol do paciente e da saúde no Estado”, disse. “Começamos o trabalho com rapidez. Disponibilizamos analisadores para que fosse feita a calibração nos equipamentos. Isso é para resgatar a força da engenharia clínica neste momento. Viemos para apoiar sem pensar em custo, mas no valor podemos dar a vida humana”, acrescentou.

 

Presidente da Fieg e do Conselho Regional do Senai e Sesi, Sandro Mabel, agradeceu ao apoio oferecido pela empresa. “Em nenhum momento pensou em custo e ajudou neste trabalho de calibração.”, ressaltou. “Esse momento é importante para comemorar a ação, disposição e atitude de todos os envolvidos. Nesse trabalho ajudamos os goianos a terem uma condição melhor em um momento difícil”, disse.

 

A estimativa é de que cada aparelho recuperado poderá atender até dez pessoas afetadas pelo novo coronavírus. Presente na solenidade, o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, comemorou os resultados da iniciativa “Uma parceria muito exitosa, mostrando que para o enfretamento de questões complexas é a união entre a iniciativa pública, privada e o terceiro setor que faz a coisa acontecer e logra êxito de desafios muito grandes”, disse.

 

O trabalho conta com a atuação e o apoio de mais de 700 voluntários. Em Goiás, o Senai Canaã é um dos 45 pontos de unidades operacionais que estão recebendo esses respiradores para manutenção. Diretor da unidade, Claiton Cândido Vieira agradeceu o empenho da Orbis. “A parceria foi fundamental para fazer a calibração dos aparelhos e colocá-los disponíveis para os hospitais com segurança. Aparelhos que estavam parados, mas que neste momento da pandemia foram fundamentais”, afirmou.