Acreditação e qualificação ONA: o que você precisa saber!

Orbis tem selo inédito de qualificação ONA
Crédito: Renato Maia. Engenheiro clínico, André Gemus.

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma organização sem fins lucrativos e não-governamental que atua na elaboração de metodologias com foco na melhoria de processos na prestação de serviço na área da saúde.

Seu principal objetivo é avaliar e certificar requisitos que promovam e garantam a qualidade e segurança nas organizações prestadoras de serviços de saúde, desde unidades hospitalares até prestadores de serviços.

A ONA foi criada em 1999 e tem o seu trabalho reconhecido pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), que é considerado o maior e mais importante órgão de qualidade e segurança de saúde no mundo, sendo responsável por atuar com instituições em diferentes países, como Estados Unidos e Canadá, por exemplo.

O selo de acreditação, aplicado as unidades de saúde, é uma forma de garantir a toda sociedade civil e profissionais da área, o cumprimento de requisitos que adotem práticas de gestão e assistenciais que melhorem o cuidado com o paciente.

Dessa forma, uma instituição com o selo de acreditação possui um compromisso constante com a evolução dos padrões brasileiros de qualidade da saúde.

Diferença entre o selo de acreditação e qualificação

A ONA possui dois manuais com metodologias que abrangem: as unidades de saúde (consultórios, hospitais, clínicas, etc.); e o que versa sobre as empresas de facilities relacionados à saúde, como empresas de Engenharia clínica.

Diferente das instituições de saúde, as empresas de facilities ou prestadores de serviços que passam pelo processo de avaliação da ONA, recebem um selo de qualificação. O principal ponto de diferença entre eles é que a Acreditação possui três níveis, enquanto o de qualificação não possui nenhum.

Para receber o selo de Qualificação ONA, os prestadores de serviços precisam cumprir uma série de requisitos que avaliam critérios estruturais, de gestão, administrativo, de equipamentos e de segurança.

Após a avaliação de uma equipe idônea, e com o cumprimento dos protocolos estabelecidos, uma empresa está apta a receber o selo de Qualificação ONA.

Existem hoje, no Brasil, apenas três empresas de Engenharia Clínica com o selo de Qualificação ONA. A pioneira no título é a Orbis, que recebeu o primeiro certificado da categoria em 2020.

A importância do selo de qualificação

Orbis é empresa pioneira de engenharia elétrica a receber selo de qualificação ONA
Crédito: Renato Maia

Quando uma empresa manifesta interesse em ser qualificada pela ONA, ela passa por um processo educativo que tem reflexo na gestão empresarial e na oferta do serviço prestado.

Apesar de não possuir um caráter de fiscalização, a avaliação permite que os gestores identifiquem pontos fortes e fracos da empresa, além de otimizar recursos e abrir oportunidades de melhoria e crescimento ordenado.

O selo de Qualificação ONA também oferece mais credibilidade a empresas para que elas possam oferecer seus serviços a outras empresas, sendo mais comum que instituições hospitalares que possuam o selo de Acreditação busquem parceiros que possuam o selo de Qualificação. Podemos então dizer que ao ser qualificada uma empresa abre vantagem competitiva na sua área de atuação.

Outro ponto importante é que o manual de Certificação de Serviços para a Saúde – selo de Qualificação ONA permeia diversos setores e departamentos de uma empresa, desde o seu planejamento estratégico até o atendimento ao cliente.

Ao cumprir os requisitos e garantir o seu certificado, pode-se destacar que essa empresa possui uma base sólida, com gestão eficiente, capacitação profissional constante e um compromisso com melhorias constantes.

Entender o significado e a importância do trabalho e dos selos de Acreditação e Qualificação ONA é primordial para profissionais atuantes na área da saúde. É somente por meio do cumprimento correto de protocolos e compromisso com a segurança e qualidade que podemos desenvolver um sistema de saúde mais completo, moderno e credível.